segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ábaco


FIgura 1: Modelo de um ábaco antigo.
Fonte: http://omundodourado.blogspot.com.br/2013/05/tipos-de-abaco.html

O Ábaco é um instrumento de cálculo muito antigo que provavelmente teve origem na Mesopotâmia, há aproximadamente 5.500.  Ele pode ser considerado como uma extensão do ato de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.
 
Cada bastão contém bolas móveis, que podem ser movidas para cima e para baixo. Assim, de acordo com o número de bolas na posição inferior, temos um valor representado. Pode haver variações, como na figura ao lado, onde se fazem divisões na moldura e o número de bolas é alterado. Observe que na figura temos o número 6302715408 (por exemplo 8=5+3, com a parte superior representando múltiplos de 5, neste caso 0, 5 e 10).


Figura 2: Tecnologia da Nova Era: ábaco combinado com um palmtop
Fonte: http://www.taboaoonline.com.br/APRENDA3.htm
O ábaco foi modificado de acordo com a necessidade local econômica e comercial, e adaptado à lingua de cada região. Hoje, podem ser registrados 11 tipos de ábacos diferentes: Ábaco mesopotâmico, Ábaco babilônio, Ábaco egípcio, Ábaco grego, Ábaco romano, Ábaco indiano, Ábaco chinês, Ábaco japonês, Ábacos dos nativos americanos, Ábaco russo, Ábaco escolar.¹

Atualmente o ábaco não possui muita utilidade, devido ao progresso tecnológico mundial. Porém, ainda é útil na alfabetização de crianças por ser de fácil manuseio e ilustrar a matemática. Em algumas ocasiões, ele ainda é usado como instrumento de cálculo.







REFERÊNCIAS:

Um comentário:

  1. vc acha que o tabaco deveria ser utilizado ainda nos dias de hj pela alfabetização?

    ResponderExcluir